Olá amigos,

Bem vindos a 2021!!!

Esse ano todos nós esperamos que seja melhor que 2020, mas ele já mostrou que também não veio para brincadeira.

Nessa primeira semana útil já vimos que há situações que já são ruins e que podem piorar.

• Quem um dia imaginou que veria cenas como as vistas essa semana nos EUA. Donald Trump que continua a insistir em fraudes nas eleições americanas, mesmo não tendo conseguido provar nada, se comportou como um ditador tirano e insultou seus fiéis aliados que invadiram o capitólio (congresso nacional americano) na tentativa de impedirem a confirmação da eleição de Joe Biden. Cinco pessoas morreram em decorrência desse ataque a maior democracia do planeta.

Após as forças de segurança reestabelecerem a ordem a eleição de Joe Biden foi oficializada e agora vários processos correm paralelamente contra Donald Trump.
Desde a eleição de Bolsonaro no Brasil temos visto seus apoiadores serem chamados de gado, mas a forma como os extremistas americanos se comportaram realmente pareciam uma boiada obedecendo ao som do berrante que vinham das redes sociais.

Há momentos que pensamos que a atitude dos brasileiros vem da falta de educação, por ser ainda um país em desenvolvimento, mas em outros momentos vemos que a humanidade é capaz de certas atitudes que nos deixam boquiabertos independente da nacionalidade.

• Já há mais de cinquenta países vacinando suas populações contra a Covid-19. Em alguns lugares como Reino Unido e Estados Unidos já há duas vacinas sendo aplicadas na população. Isso ajuda com que mais pessoas sejam vacinadas rapidamente.

Aqui no Brasil, o Instituto Butantã e o governo de São Paulo anunciaram a eficácia da vacina Coronavac em 78%, mas alguns questionamentos dizem que a eficácia é de 63%. Na verdade, mesmo não tendo uma eficácia tão boa como as vacinas da Phizer, Oxford e da Moderna já aprovadas em outros países, a vacina evita que uma pessoa seja infectada pela Covid-19 e desenvolva casos graves. Em caso de contaminação após ser vacinada o paciente terá sintomas leves e não precisará de internação.

O problema é que um ano inteiro não foi suficiente para o ineficiente (para dizer o mínimo) governo brasileiro estocar seringas e agulhas. Agora que as vacinas estão praticamente prontas, corre o risco de ter um atraso na vacinação por falta de insumos.

Além da falta de insumos, a politização é outro fato que pode prejudicar a vacinação em território nacional. A Anvisa que é ligada ao governo federal não tem se esforçado em ajudar na aprovação da Coronavac ligada ao governo de São Paulo.

No dia 07/01 o Instituto Butantã fez a solicitação do pedido de uso emergencial para o uso da Coronavac. No dia 08/01 a Anvisa anunciou que faltam documentos para serem analisados.

Sendo o Instituto Butantã o laboratório mais importante do país e com a maior produção de vacinas utilizadas no SUS, me leva a crer que seus dirigentes sabem quais são os documentos que devem ser apresentados a Anvisa para aprovação de uma vacina.

A conferir o desenrolar dessa história ao longo das próximas semanas.

Até agora o país mais eficiente na campanha de vacinação é Israel, que tem vacinado durante 24 horas e 7 dias por semana. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu fez questão de tomar as duas doses da vacina na frente das câmeras como incentivo para que a população aderem à campanha.

• Jair Bolsonaro fez o favor de dizer que o país está quebrado e que ele não tem o que fazer. Após a óbvia reação negativa de todos os setores nacionais e internacionais, Paulo Guedes tentou colocar panos quentes dizendo que Bolsonaro estava dizendo apenas do setor público e que o setor privado está em uma recuperação muito boa.

Esse tipo de declaração é tudo o que não precisamos nesse momento. Um país quebrado espanta investidores e trava todos os tipos de comercialização internacional. Mais uma vez o ocupante da presidência da república perdeu a chance de ficar quieto.

• Nas redes sociais se discute as novas políticas do Whatsapp que bloqueará as contas de quem não aceitar compartilhar as informações pessoais com o Facebook.

Começam a surgir ainda mais aplicativos como opções para os usuários insatisfeitos além do Telegram e do Skype (muito utilizado no mundo corporativo).

Esses alguns dos destaques dessa primeira semana do ano. Cabe a todos nós arregaçarmos as mangas e lutar por dias melhores para sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.