Olá amigos,

Esses são os assuntos mais comentados dessa semana:

SAÚDE

Como comentei no post anterior, a vacinação começou no domingo passado em território nacional por São Paulo logo após a aprovação das vacinas do Instituto Butantã e da Fiocruz pela Anvisa.


Porém, as únicas doses disponíveis eram da Coronavac, pois a Índia não havia autorizado o governo brasileiro ir buscar as doses da vacina de Oxford. As negociações duraram toda a semana e as vacinas só chegaram ao Brasil na sexta-feira e foram distribuídas pelos estados somente no sábado.
As doses da Coronavac que já estavam em São Paulo começaram a ser distribuídas pelos outros estados somente na segunda-feira, mas como era de se esperar, houve muita irregularidade e desorganização.


Há profissionais da saúde, mas que não são da linha de frente, tomando a vacina enquanto muitos que trabalham nas UTIs ficaram de fora. Mas o que mais causou revolta foram os casos de corrupção, pois não há outra definição para quem furou a fila e foram vacinados. Casos de prefeitos, familiares de políticos e de coronéis que ainda existem no interior do Brasil a fora.


A liberação da Anvisa no domingo passado foi referente as doses produzidas no exterior e tragas já prontas para o Brasil. Na sexta-feira a Anvisa autorizou a distribuição das doses produzidas no Instituto Butantã. Com isso mais 4,8 milhões de doses ficaram disponíveis para serem distribuídas pelo território nacional.


Mas o programa de imunização corre o risco de ser interrompido, pois os insumos para produção pelo Butantã e pela Fiocruz não estão sendo entregues pela China. O governo disse estar tudo certo e que é um atraso na produção dos insumos. Mas muitos dizem que há uma certa falta de vontade da China em entregar esses insumos ao Brasil por tudo o que o ministro Ernesto Araújo e a família Bolsonaro já fizeram contra a China.


Em Manaus, mesmo com a chegada de ajuda de governadores de outros estados, do próprio governo federal e da sociedade civil, ainda é muito crítica a situação de hospitais e UPAS que atendem pacientes com Coronavírus.


Ontem foi divulgado que começa a faltar oxigênio em outros estados da região norte como o oeste do Pará. Além da falta de oxigênio, hospitais de cidades maiores estão superlotados porque tem que atender a população local e de cidades vizinhas que transportam seus pacientes em busca de tratamento.


Com o aumento avançado dos casos de Covid-19 no estado de São Paulo, o governador do estado colocou várias regiões na fase vermelha, a mais restritiva, na semana passada.


Agora as áreas que já estavam continuam, aumentaram algumas áreas nessa fase também e todo o estado fica na fase vermelha das 20h00 às 06h00 em todos os dias da semana. Nos finais de semana e feriados a fase vermelha dura 24hs.


Houve protestos de comerciantes que dizem estar sendo muito prejudicado por ações como essa. O Governador respondeu pedindo que as pessoas não protestassem a favor da morte.


OPINIÃO: Eu concordo com o governador que é necessário tomar medidas que diminuam a circulação de pessoas, principalmente nos horários em que a circulação não é essencial.


Mas é preciso pensar na atividade econômica sim, principalmente daqueles que sobrevivem da noite como comediantes, trabalhadores de restaurantes e bares, etc. Esses precisam ter um auxílio para terem como retornar as atividades de seus comércios e serviços ao final da pandemia. Muitos já não voltarão mais.


É tão importante quanto o fechamento da atividade econômica é a questão levantada pelo filósofo Luiz Felipe Pondé (@lf_ponde) no Twitter: “Fechar shoppings, bares e restaurantes tá fácil. Quero ver culhão e logística para fechar clandestinos, pancadão na favela, baladinhas em casa e bloquear todas as praias. No Brasil quem age dentro da lei sempre paga a conta”.

POLÍTICA

Essa semana foi marcada por escândalos, mentiras e despreparo do ministério da saúde.


Com o início da vacinação no domingo em São Paulo, dando a vitória pela corrida da vacina à João Doria, o governo federal se desestabilizou ainda mais. Foram várias mentiras, incluindo que o dinheiro da pesquisa e fabricação da Coronavac no Instituto Butantã seria do Governo Federal.

Outro destaque foi o aplicativo Tratcov lançado pelo Ministério da Saúde em solenidade que contou com a presença do ministro Eduardo Pazuello. Nesse aplicativo qualquer um que o acessasse podia colocar os sintomas que estava sentindo e o aplicativo dizia se a pessoa estava com Covid ou não.

Caso o resultado fosse positivo, o próprio aplicativo receitava os remédios e a posologia deles. O problema é que são medicamentos ainda sem eficácia comprovada por qualquer órgão de saúde mundial, como a Cloroquina, por exemplo.,

Além disso, qualquer sintoma de sinusite, uma gripe qualquer era confirmado como Covid e receitado o coquetel de remédios. É sabido que alguns desses podem levar a morte caso o paciente tenha outras complicações como doenças cardíacas e, portanto, não podem ser receitados de qualquer forma.

Com a divulgação e crítica de todas as áreas sobre isso, o ministro disse que se tratava de uma plataforma em desenvolvimento e que por ter sido hackeada entrou em operação. Coube a imprensa lembrá-lo de que ele participou do evento de lançamento dessa plataforma.

E ao final da semana a PGR solicitou abertura de investigação contra o ministro, pois ele mesmo emitiu uma nota sobre as condições do sistema de saúde de Manaus desde o final do mês de dezembro. Mas as atitudes só foram iniciadas no início de janeiro e mesmo sabendo desde o dia 08 de janeiro da falta de oxigênio em Manaus, as ações só iniciaram no dia 12.
Tudo isso tem desgastado muito a imagem do exército mais uma vez, por ter um oficial da ativa em um governo tão desqualificado.

Com a crise da saúde nesse momento tão difícil, cresce em todos os setores da sociedade, principalmente entre os que apoiavam o governo, os pedidos de impeachment. Médicos, advogados, jornalistas, empresários e a própria população pede para que o congresso análise essa possibilidade.

O congresso deve se abster por mais uma semana e meia, pois no dia primeiro de fevereiro tem eleições para a presidência da câmara e do senado.

Caso vença os candidatos do governo, eles devem tentar ao máximo prorrogar isso, mas chegará uma hora que se tornará inviável postergar e terão que discutir esse assunto.

Se vencer os outros candidatos esse assunto deve ser discutido ainda no primeiro semestre desse ano.

No sábado houve carreatas por 26 cidades do Brasil, incluindo o DF pedindo a saída de Bolsonaro. Foram organizadas por movimentos de esquerda.

No domingo também houve carreatas dessa vez organizadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem Pra Rua que são movimentos de direita.

INTERNACIONAL

Na Europa a preocupação aumenta cada vez mais com a nova cepa do Coronavírus que segundo Boris Johnson é mais contagiosa e até 30% mais mortal.

Alemanha, Reino Unido, Portugal e outros países têm adotado medidas de lockdown total ou parcial. Viagens dentro de países do próprio bloco europeu estão proibidas ou com exigências sanitárias.

Nos EUA Donald Trump saiu da Casa Branca prometendo continuar lutando pelas ideias dele e seus apoiadores. Ele deixou Washington DC pela manhã e não participou da posse de Joe Biden.

Na posse Biden comemorou a vitória da democracia. Disse que ela é frágil, mas que mais uma vez estava fortalecida.

Pregou a união, e a luta contra a Covid. No mesmo dia assinou um decreto revogando as ações de Trump e voltou os EUA à OMS e ao Acordo do Clima de Paris.

Biden tem formado o governo da diversidade com negros, homossexuais declarados, mulheres para que todos se sintam representados e participantes do seu governo.

São novos tempos não só para os EUA, mas para todos que lutam por democracia e igualdade entre os povos.

COTIDIANO

Há coisas que muita gente faz, mas não assume. Um exemplo disso é assistir ao BBB.

Caso a audiência fosse tão ruim assim não estaria para começar no dia 25/01 a 21ª edição do programa.

Desde o ano passado a Globo resolveu misturar o BBB com A Fazenda e Casa dos Artistas colocando pessoas conhecidas também.

Esse ano participarão do time Camarote: Karol Conká – cantora, Carla Diaz – atriz, Camila de Lucas – influenciadora, Pocah – funkeira, Nego Di – influenciador, Lucas Penteado – ator, Rodolfo – cantor sertanejo, Viih Tube – youtuber, Projota – cantor e ator e Fiuk – cantor e ator.

Já que a globo resolveu colocar personagens conhecidos e artistas no BBB ano que vem poderia colocar ex-casais como Leticia Spiller e Marcelo Novais, William Bonner e Fátima Bernardes e fazer também o de férias com o ex.

Assim amigos, se cuidem, sendo possível, façam distanciamento social e continuemos lutando por dias melhores para sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.