Olá amigos,

Meu final de ano em 2021 não foi dos mais empolgantes. Eu estava com muito medo de 2022.

Tínhamos achado que a Covid-19 estava enfraquecendo e que poderíamos voltar a vida normal quando surgiu a variante ômicron. Até o final do ano não sabíamos do que ela seria capaz.

Além disso, é ano de eleições gerais no Brasil. O fato de ter eleições em um país com a democracia tão fragilizada gera muitas incertezas, fazem o dólar subir, a inflação já está nas alturas e tudo isso faz com que a vida do cidadão comum fique ainda mais difícil.

Mas 2022 veio mostrando que o que está ruim pode piorar muito. Mal o ano começou e nossos velhos problemas que se repetem ano após ano bateram a porta.

As fortes chuvas trouxeram desastres, dor e sofrimento por diversas regiões. É impressionante como as autoridades brasileiras agem como se não soubessem que todo ano é assim.

Ninguém interdita nada, nenhum governo transfere as famílias que estão em áreas de riscos durante o ano. Aí vem o verão a tragédia acontece e vão para a mídia dar as piores desculpas, falam como se fosse uma surpresa que no verão chove no Brasil, principalmente na região sudeste.

Mas ameaça de uma terceira guerra mundial foi para superar as expectativas.

Quem me conhece sabe que eu amo notícia, sempre que tenho um tempinho estou procurando saber o que está acontecendo no Brasil e no Mundo, mas confesso não ter tido condições psicológicas para acompanhar a guerra entre Rússia X Ucrânia.

Mesmo que a Ucrânia esteja muito errada, a Rússia é o menino grande do colégio que escolhe o mais fraco para brigar.

A Rússia poderia sim aplicar sanções fortíssimas como estão sendo feitas contra ela. Poderia sufocar o governo ucraniano sem dar um tiro. Fazer do jeito que eles estão fazendo é repugnante.

Sei que há situações repugnantes em todo o mundo. A fome da África é assim também. O Haiti as pessoas vivem em condições subumanas. A violência do tráfico e da milícia no Rio de Janeiro é inaceitável, tudo o que se é feito em Brasília tem intenções exclusas.

Porém você ver uma potência militar e nuclear agir como a Rússia além de ser repugnante é tenso, porque a gente não sabe até onde vão as ações loucas de Putin.

Sabemos que a qualquer momento ele pode atacar um país membro da Otan e a terceira guerra mundial começar. Se ele usar uma bomba nuclear, toda a humanidade sofrerá as consequências independente de onde quer que esteja no globo terrestre.

O medo que eu tinha no final de 2021 era pequeno e inocente diante do que vejo agora.

Espero daqui a poucos dias poder voltar a escrever que a guerra acabou, que mesmo que desse conflito surja uma nova guerra fria, que pelo menos o conflito armado tenha cessado.

Não desistamos, continuemos nos esforçando por dias melhores, para sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.