“O fato de o corrupto não ver nos olhos a vítima que ele produz não o torna menos perigoso”.

Ministro do STF Luís Roberto Barroso

Olá amigos,

Os que têm o mínimo de sensibilidade ficaram estarrecidos ao receber a notícia de mais uma barragem que se rompeu.

No município de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, uma barragem se rompeu, causando o transbordo de mais duas, e derramou mais de treze milhões de metros cúbicos de lama com rejeitos de minério de ferro.

Apesar da quantidade menor do que em Mariana em 2015, a lama dessa vez fez muito mais vítimas, isso porque no caminho da lama havia um maior número de casas, comércios, serviços, prédios da administração da Vale do Rio Doce e até o momento mais de duzentas pessoas estão desaparecidas.

A tragédia de Mariana não ensinou nada. As empresas continuam impunes, as famílias afetadas continuam na luta por alguma reparação no dano, os culpados se declaram inocentes e nada foi feito.

Nem a lição de que precisava fazer inspeções com mais rigor e que novas tragédias poderiam acontecer foi aprendida.

Porque a citação do ministro Barroso? Porque o governo de Minas Gerais e responsáveis pela Vale do Rio Doce, que dessa vez assumiu a responsabilidade pela barragem, se apressaram em dizer à imprensa que a documentação está em dias, que análises foram feitas e que não havia sinal de rompimento.

Ora, se há três semanas não há chuvas com volumes significativos e não houve nenhum abalo sísmico, o que ocasionou o rompimento da barragem?

Outro dado que contribui para o esclarecimento que essa barragem não se rompeu de uma hora para outra é o fato que a mesma não recebia mais dejetos, segundo informações da própria Vale, era uma barragem inoperante há um bom tempo.

Porém era também uma barragem antiga, adquirida pela Vale do Rio Doce quando a mesma adquiriu a empresa mineradora que a criou.

Por saber que barragens não se rompem por acaso e repentinamente, chego a conclusão que se há algum documento atestando que essa barragem estava boa e que não havia riscos de ela se romper, quem assinou esse atestado deve ser preso por homicídio com dolo eventual.

Não acredito na incompetência de técnicos nacionais e internacionais que fizeram a inspeção , mas conhecendo como as coisas funcionam no Brasil, a frase do ministro Barroso se faz totalmente coerente a esse caso.

Essas pessoas que hoje são vítimas dessa tragédia sejam elas porque perderam a vida, seus bens e/ou familiares, são vítimas da corrupção.

Os corruptos ativos e passivos não olharão em seus olhos, provavelmente sequer irão ao local do acidente, mas tiraram delas o que elas tinham de mais precioso.

E assim segue a vida com tragédias anunciadas acontecendo, responsáveis impunes ou tem penas ridículas diante do tamanho das consequências que seus atos causam.

Precisamos todos nós brasileiros cobrar das autoridades que tomem medidas rápidas, eficientes e severas, para que não só as barragens de mineradoras não se rompam mais, mas que pontes em São Paulo não caiam, que o crime organizado não tenha braços dentro das polícias civis e militares, que a justiça seja realmente justa e que simples servidores não movimentem milhões de reais e sequer deem depoimentos e explique o que esse dinheiro foi fazer até na conta da primeira dama.

Enquanto a corrupção continuar descontrolada e praticada por TODOS, o Brasil continuará chorando seus mortos.

Mas não percamos a esperança de dias melhores, para sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.