Olá!

Pensologo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes e nos mostra a diferença entre o ser humano e os demais animais.

Somos os seres dominantes da terra exatamente pela capacidade de raciocinar, por isso também chamados de seres racionais.

Mas diversas vezes abrimos mão desse privilégio para nos tornarmos um animal qualquer, irracional, inconsequente e terrivelmente perigoso.

Porque um gato ou um cachorro de pequeno porte, por mais que tenha uma atitude de ataque, as consequências são pequenas, mas quando um touro, um leão, um gorila têm uma atitude de ataque, o estrago é muito grande.

O ser humano e toda sua capacidade de força e intelectualidade trabalhando para o bem, para a construção de algo é fenomenal. Chega à lua, manda sondas espaciais para todo o sistema solar, faz o planeta terra ficar pequeno para a humanidade.

Porém, quando se abre mão da intelectualidade, do raciocínio lógico, sua força não diminui e o estrago pode ser muito grande.

Faltando pouco mais para nove anos, enfim os réus do incêndio da boate Kiss foram julgados.

Não quero aqui condenar ou inocentar ninguém, não cabe a mim contestar o julgamento que ocorreu de forma legitima, com liberdades para a promotoria e defesa dos réus e com tempo mais que suficiente para que a acusação e defesa fizessem seu trabalho.

Chamo atenção que isso só aconteceu porque os responsáveis pelo incêndio tenham abdicado do direito de serem humanos, de raciocinar.

Só a espuma acústica da boate, não provocaria incêndio, a pirotecnia utilizada em ambiente correto não causa incêndio, os extintores vazios em um lugar vazio também não há problema algum, mas quando começa a somar 1+1+1… o resultado é o que conhecemos.

A pior coisa que uma pessoa pode responder após uma situação inesperada é: “Eu não pensei”.

Quando você pega um carro e sai em alta velocidade pela cidade, pode não acontecer nada, mas você pode perder o controle e matar muita gente.

Quando você deixa crianças sozinhas dentro de casa, pode não acontecer nada, mas elas podem causar um incêndio, se machucar com facas etc.

E há tantos outros exemplos que podem ser citados, mas todos são frutos porque o responsável não parou e pensou por um instante.

O caso é tão grave e tão constante que há na legislação um termo: “Dolo Eventual”. O significado oficial é: tipo de crime que ocorre quando o agente, mesmo sem querer efetivamente o resultado, assume o risco de o produzir, mas podemos definir também como preguiça de pensar.

Trabalhei com uma gerente que dizia que para algumas pessoas pensar dói, e realmente deve ser verdade.

Na aviação, quando acontece um acidente, mais importante do que achar um culpado é entender todos os erros que levaram ao acidente. A partir do resultado das investigações criam-se procedimentos e regras para evitar que novos acidentes aconteçam pelos mesmos erros.

Que essa terrível tragédia que vitimou tantas vidas sirva de exemplo e que nunca mais um ser humano abdique da sua racionalidade e coloque a própria vida em risco e a mate tanto outros.

Pensemos mais e façamos com que tenhamos dias melhores para sempre.

Abraços, Sam.

Referências:
Imagem da Capa

Se você é proprietário dos direitos autorais dessa imagem e quiser que ela seja removida, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.