Olá amigos,

 

Por alguns motivos eu nunca tinha acompanhado uma copa do mundo inteiramente, mas por estar desempregado durante essa copa, pude acompanhar mais de perto, contudo, o que constatei é que essa copa foi surpreendente até para quem acompanha sempre.

A copa já começou estranha, Itália e Holanda não se classificaram, enquanto outros países sem tanta tradição, conquistaram sua vaga na copa.

Logo no primeiro dia, uma grande surpresa: A Rússia, que tinha uma péssima classificação no ranking da Fifa ganhou com cinco gols. Já era um sinal de as coisas continuariam bem estranhas por lá.

O final da primeira fase foi de deixar muita gente de queixo caído, quem imaginou que Alemanha ficaria na primeira fase? Muitos de nós brasileiros se arrepiavam só de imaginar pegar a Alemanha nas fases de mata-mata.

A Argentina sofreu como um tango para se classificar para as oitavas, mas não adiantou caiu diante da França e seu melhor jogador da atualidade pode encerrar a carreira sem nunca conquistar uma copa.

Outro mito que pode encerrar a carreira sem conquistar uma copa é Cristiano Ronaldo. Mas não foi surpreendente Portugal dar tchau a copa nas oitavas de final, era a seleção de um único jogador. Resta saber se a seleção de Portugal chegará a uma próxima copa sem ele.

A surpreendente Rússia da primeira fase fez mais uma vítima, mandou a grandiosa Espanha ir dançar flamenco em casa. O mundo assistia incrédulo uma campanha tão espetacular de quem não tinha esperança de passar da primeira fase.

A Colômbia se machucou junto com o seu principal jogador James Rodriguez, e como os outros times de um único jogador (Argentina e Portugal) teve que voltar para casa diante da Inglaterra.

Nas quartas de final formou-se a chave da morte e a chave onde com exceção da Inglaterra, só tinham zebras. E como o Brasil estava na chave da morte, morreu. O sonho do Hexa ficou para depois.

Agora era torcer por algum outro país e a copa que tinha unido o país depois de tantas divergências políticas, jurídicas e etc., voltou a separar. Uns torciam pela França, outros pela Bélgica, Croácia…

Mas a poderosa França não deu chance para a surpreendente Bélgica. O melhor ataque da copa perdeu e restou disputar o terceiro lugar.

A Inglaterra que jogou um amistoso com a Bélgica na primeira fase, poupando jogadores por já estarem classificados, não resistiu a surpreendente Croácia. Formou-se assim uma final inédita entre croatas e franceses.

Na disputa do terceiro lugar, a Inglaterra prometeu colocar a medalha de bronze no peito e chegou a dizer que ganhariam esse jogo a todo custo, por já terem perdido da Bélgica uma vez.

Mas não foi o fato de poupar os jogadores na primeira fase que os fizeram perder aquele jogo, a Bélgica realmente tinha um time melhor e ficou com o terceiro lugar depois de ganhar de 2X0. Os ingleses realmente eram fregueses belgas na copa de 2018.

No dia 15/07/2018 muitos pararam para ver o final da copa do mundo. Uns torciam para a melhor equipe que era realmente da França. Outros torciam para o azarão que pela primeira vez estavam disputando uma final de copa do mundo.

Mas justo na copa de tantas surpresas, o resultado não foi nada surpreendente. Ganhou a França no jogo mais gols nas fases eliminatórias, 4X2.

FRANÇA BI-CAMPEÃ MUNDIAL

 

O MELHOR EXEMPLO

O melhor exemplo dessa copa veio da presidente da Croácia. Kolinda Grabar-Kitarović viajou para a Rússia com o próprio dinheiro e fez questão de pagar todas suas despesas sem nenhum centavo público.

Além disso, os dias que esteve fora da presidência, pediu para que fosse descontado de seu salário.

A imprensa repercutiu o fato boquiaberta diante de tantos escândalos de corrupção e viagens desnecessárias que muitos políticos brasileiros e estrangeiros ao redor do mundo.

 

BRASIL

A campanha do Brasil rumo a copa da Rússia começou péssima. Com um técnico totalmente desacreditado, Dunga, a seleção corria grandes riscos de não se classificar e deixar de ser o único país que participou de todas as copas.

Na CBF prisões de dirigentes e demais escândalos de corrupção deixaram a instituição sem nenhuma credibilidade e deixou a imagem do futebol brasileiro totalmente manchada.

Correr, trocar o técnico e fazer alguma coisa para evitar a desclassificação. Assim, entra para seleção o melhor técnico brasileiro, Tite.

Com Tite foram renovadas não só as técnicas de jogos e a trajetória da seleção, mas também a esperança dos brasileiros.

Conseguiram a classificação, ganharam os amistosos e aquela tragédia anunciada foi se dissipando na cabeça de todos.

No primeiro jogo do Brasil na copa, vem um empate e todos voltam a ficar de cabelo em pé e o fantasma do 7X1 arrastou as correntes no porão do país de norte a sul.

Mas os demais jogos levaram o Brasil a se classificar em primeiro lugar. Nas oitavas de final 2X0 sobre o México fez todo mundo desacreditar em fantasmas e torcer de peito aberto pela conquista do Hexa.

Só que tinha uma Bélgica no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma Bélgica.

E o time das estrelas e de jogadores caríssimos, perdeu de 2X1 em um jogo que não mereceram ganhar em nenhum momento.

Uns criticaram muito, outros perdoaram rápido, mas resta saber o que virá pela frente e se teremos condições de enfrentar as seleções tradicionais que ficaram pelo caminho ou as novas seleções que surpreenderam e derrubaram muitos grandes.

Mas a mais perigosa hoje com certeza é a campeã, uma tradicional seleção de novos jogadores e que estarão em 2022 com sangue nos olhos em busca do tri-campeonato.

E continuemos torcendo, por dias melhores, para sempre.

 

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.