Olá! Que bom ter você por aqui! 

Se hoje ainda é preciso lutar pelos direitos das mulheres, imagina no final do século XIX e início do século XX.

Na transição entre os dois séculos começou nos Estados Unidos e na Europa lutas feministas por melhores condições de vida, trabalho e direito ao voto e com isso iniciou as comemorações do Dia Internacional das Mulheres em diferente dias de fevereiro e março, a depender do país.

Em 1910 aconteceu em Copenhague as conferências de mulheres da Internacional Socialista e foi sugerido por Clara Zetkin – professora, jornalista e política alemã – que a comemoração do Dia Internacional das Mulheres fosse uma data anual.

Mas foi na Rússia em 8 de março de 1917 que organizou-se uma grande passeata de mulheres em protestos conta as péssimas condições de saúde, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos se juntaram à elas e as manifestações se estenderam por dias e a acabou por originar a Revolução de 1917.

Nos anos seguintes, o Dias das Mulheres passou a ser comemorado no dia 08 de março pelo movimento socialista na Rússia e em países do bloco soviético. Em 1975 o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres pela ONU. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.

Um século depois a violência contras as mulheres continua sendo um grave problema global que afeta mulheres de todas as idades, raças, etnias e origens sociais.

Física, sexual, psicológica e/ou econômica a violência contra as mulheres ocorrem em casa, no trabalho, na rua ou em qualquer lugar onde as mulheres estejam.

Nessa semana o IPEA, órgão do governo federal, divulgou que o número estimado de casos de estupro no país por ano é de 822 mil, o equivalente a dois por minuto, mas apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde.

A violência contra as mulheres acontece em qualquer idade. Reforçando os dados da pesquisa acima a manchete do UOL diz: Menina de 4 anos é estuprada em provador de shopping de Manaus, diz polícia.

A quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível” lança luz sobre a vitimização de mulheres no Brasil ocorrida no último ano. Encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha e com apoio da Uber, a pesquisa mostra que mais de 18 milhões de mulheres sofreram alguma forma de violência em 2022. Em comparação com as pesquisas anteriores, todas as formas de violência contra a mulher apresentaram crescimento acentuado. A pesquisa ouviu 2017 pessoas, entre homens e mulheres, em 126 municípios brasileiros, no período de 9 a 13 de janeiro de 2023.

Essas imagens são do Infográfico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Segundo estimativas da ONU Mulheres, a igualdade de gênero deve demorar mais 300 anos.

Por isso que a cada dia a luta pela defesa do respeito, igualdade e dignidade tem que ser constante.

Caso você presencie qualquer agressão a uma mulher, principalmente as disfarçadas de piadas, conselhos, liberdade de expressão, etc., denuncie e se estiver ao seu alcance, interrompa.

Cada um de nós pode antecipar esses 300 anos pela igualdade de gênero no mundo.

Esse artigo tem informações do Wikipedia, do UOL e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

BRASIL

Um dos principais assuntos dessa semana foi as joias doadas pela Arábia Saudita. Além das joias femininas cravadas de diamantes e avaliada em R$ 16,5 milhões de reais, uma segunda caixa com joias masculinas entrou no Brasil e não foi pega pela Receita Federal em Guarulhos.

Documentos comprovam que essas joias, sem valor estimado, ficaram por um ano no ministério de minas e energia e depois foi entregue ao palácio da Alvorada e visualizada pelo então presidente.

Segundo o blog da jornalista Andreia Sadi, o ex-presidente levou essas joias consigo ao deixar o palácio da Alvorada na transição de governo.

Apesar de Bolsonaro e Michele negarem que sabiam e/ou que receberam as joias, documentos e vídeos com áudio comprovam que foram feitas oito tentativas de retirarem as joias femininas na Receita Federal e que tais atitudes só não deram certo porque os auditores da Receita Federal em Guarulhos se negaram a entregá-las sem o procedimento correto para casos de presentes ao governo brasileiro. Quanto as joias masculinas, um documento do Palácio da Alvorada comprova que tais joias foram visualizados pelo então presidente, o TCU exigiu que Bolsonaro devolva as joias masculinas que serão integradas ao patrimônio público da União.

Uma vez comprovada as fraudes, o ex-presidente pode ser acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, apropriação inepta e prevaricação.

De uma vez por todas, a fama de incorruptível que já não fazia sentido a família Bolsonaro, fica cada vez mais evidente que nunca foi condizente.

SÃO PAULO

Mais uma vez uma batida entre dois trens do monotrilho na linha 15 prata em São Paulo. A primeira vez que isso ocorreu foi em 30/01/2019. Dessa vez no dia 08/03/2023, quarta-feira, dois trens colidiram na região da estação Sapopemba.

O acidente aconteceu antes da operação comercial por volta das 04:30hs. Só estava um funcionário em cada trem, um deles sofreu ferimentos leves o outro não chegou a se ferir. A frente dos dois trens ficaram bastantes danificadas.

O problema é que no dia 09/03/2023 durante a remoção dos trens batidos, os mesmos voltaram a se chocar. Mas os trens foram retirados e a partir das 06:30hs a linha voltou a operar novamente.

O metrô, responsável pela operação, ainda apura os motivos da colisão. A única informação já confirmada é que um deles operava na contramão.

Lembrando que os trens do monotrilho são operados pelo centro de controle e cada trem tem apenas um operador para supervisionar a operação dos trens.

As informações são do canal Via Trolebus no Youtube.

Mas a quarta-feira estava com uma energia pesada pairando sobre a região metropolitana da cidade de São Paulo.

Em Osasco o teto do Osasco Plaza Shopping desabou na hora do almoço. Funcionários e clientes visualizaram uma água escorrendo do teto do shopping que minutos depois desabou sugando quatro carros que estava no estacionamento superior do shopping. Esse piso onde água começou a cair também se rompeu levando tudo para o piso inferior.

Apesar de toda a correria que esse desastre causou, ninguém se feriu. O shopping foi interditado por prazo indeterminado até serem concluídas as investigações e reformas.

A administração do shopping apresentou os laudos do corpo de bombeiros e prefeitura com validade até 2024.

Porém não é a primeira vez que um acidente de grandes proporções acontece no Osasco Plaza Shopping. Em 11/06/1996 uma explosão de gás na praça de alimentação deixou 42 pessoas mortas e mais de 300 ficaram feridas.

TRABALHO ESCRAVO

No Rio Grande do Sul, na região de Uruguaiana, mais 56 trabalhadores com tratamentos análogos a escravidão foram resgatados pela Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.

Eles trabalhavam no corte de arroz e na aplicação de agrotóxicos sem equipamentos de proteção.

É o segundo resgaste de trabalhadores análogos a escravidão no Rio Grande do Sul só esse mês.

As vinícolas Aurora, Garibalde e Salton fez um acordo com o Ministério Público do Trabalho para indenizar os trabalhadores que foram libertados na semana passada.

TUBARÕES NAS PRAIAS

Tubarões voltaram a atacar pessoas nas praias da região metropolitana do Recife. Um jovem de 14 anos perdeu uma perna depois da mordida de um tubarão e uma adolescente perdeu parte de um braço após sofrer um ataque também.

A governadora prometeu investimentos em pesquisas e monitoramento no litoral do estado, além de uma reformulação no Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit).

INTERNACIONAL

A tensão entre Estados Unidos e China andam cada vez mais alta, o motivo é porque a China não reconhece Taiwan como país independente, apesar de Taiwan ter um governo próprio e independente. Já os Estados Unidos apoia o governo local e proíbe que Taiwan venda a china o bem mais precioso dos nossos tempos, os chips semicondutores presente em carros e dispositivos eletrônicos em geral. Taiwan é o maior produtor desses chips no mundo.

No oriente médio Israel vive um conflito interno. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu propôs uma reforma do judiciário já aprovada em primeiro turno no congresso, nela todas as decisões da corte devem ser referendadas pelo congresso onde Netanyahu tem apoio da maioria.

Opositores acusam Netanyahu de tentar enfraquecer a corte por causas das acusações de corrupção que estão em julgamento.

Nessa semana militares decidiram apoiar a oposição e têm se recusado a fazer treinamentos e a pilotar o avião que o primeiro ministro usou para uma viagem à Itália.

A população também têm saído as ruas em protestos contra tal reforma.

CLIMA

Nessa semana a agência americana NOAA confirmou o fim da La Niña. Esse fenômeno é ocasionado pelas águas abaixo da temperatura normal do Oceano Pacífico próximo ao Peru.

Com o fim da La Niña o outono brasileiro deve ficar com temperatura média acima das registradas nos últimos anos. A neve que aparecia ainda no outono aqui no Brasil pode não vir nem no inverno.

Com o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o que gerou o fim do fenômeno La Niña, provavelmente nos próximos meses teremos outro fenômeno ativo, o El Niño, que é a temperatura da água do Oceano Pacífico na região do Peru acima da temperatura normal.

Esse fenômeno também altera o clima em todo o planeta, causando chuvas e frios em algumas regiões e secas e temperaturas acima do normal em outras.

O sul do Brasil e o norte sofrem com a influência dos dois fenômenos.

ECONOMIA

Com a taxa de juros tão alta a compra de imóveis tem diminuído em todo o país. Se as pessoas não estão comprando, aumentou então a procura por aluguel e com isso o valor dos aluguéis também dispararam.

Mas não foram só os aluguéis que pressionou a inflação de fevereiro, a educação subiu 6,28% seguida por saúde e cuidados pessoais com 1,26% e comunicação com 0,98%

A inflação de fevereiro foi 0,84% maior do que janeiro/2023. A inflação nos últimos doze meses está em 5,6%.

As informações são do site do IBGE.

Segundo o IBGE o valor da carne vermelha caiu 1,22% e existe a possibilidade de mais quedas, mas para quem está de olho na Páscoa, o valor do chocolate disparou e acumula 11,63% nos últimos doze meses, mais que o dobro do índice geral da inflação em fevereiro/2023.

A gasolina recuou essa semana e voltou a R$ 4,99 e o dólar após manter uma estabilidade durante toda a semana, subiu e fechou a sexta-feira em R$ 5,21.

A variação do dólar tem como motivo a falência de um grande banco ligado as startups nos EUA e a possibilidade dos juros serem mantidos após o resultado da inflação em fevereiro/2023.

F1 – FÓRMULA 1

Começou no final de semana passado, dias 03, 04 e 05 de março o campeonato de Fórmula 1.

Esse ano serão 24 grandes prêmios, algo inédito até então. A primeira corrida foi no Bahrein vencida por Max Verstappen da Red Bull e seguido por Sergio Pérez também da Red Bull. Lewis Hamilton da Mercedes ficou na 5ª posição.

O GP de São Paulo, realizado no Autódromo de Interlagos, está mantido e acontecerá no dia 5 de novembro. A última corrida da temporada será em Abu Dhabi no dia 26/11/2023.

E sem pestanejar, afinal a vida passa tão rápido como uma corrida de Fórmula 1, trabalhemos por dias melhores, pra sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.