Olá! Que bom ter você por aqui!

Essa semana dois assuntos mostraram ainda mais a sua grandeza. Um desses assuntos foi o assassinato de dez pessoas de uma mesma família no Distrito Federal, o outro o genocídio contra o povo indígena Yanomami em Roraima.

Cheguei a comentar aqui na semana passada sobre a violência contra essa família do Distrito Federal. Porém, essa semana a polícia concluiu o inquérito. Cinco homens foram indiciados como autores e executores do sequestro e assassinato de toda a família. Dois deles, eram funcionários de Marcos Antônio e viviam na mesma chácara que o patrão.

A chácara foi o motivo de toda a ação. Segundo especulações o valor da chácara de 20 mil metros quadrados é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). A intenção era tomar posse da chácara uma vez que todos os integrantes da família estariam mortos. No cativeiro onde algumas das vítimas estiveram sequestradas foram encontrados cartões de créditos além de documentos e um caderno com as senhas, mas ainda não se sabe se eles chegaram a ter acesso aos bens das vítimas.

A outra notícia que veio a público no final da semana passada e inclusive motivou a viagem do presidente Lula ao estado de Roraima foi o genocídio contra os índios Yanomamis.

A reserva do povo Yanomami foi homologada pelo presidente Fernando Collor de Mello em Maio de 1992. É uma área de 9.419.108 hectares de floresta tropical na fronteira com a Venezuela. Nessa área vivem cerca de 30.000 indígenas em 120 comunidades.

O garimpo ilegal e a destruição da floresta na região teve consequências irreparáveis aos povos indígenas. Mais de 500 pessoas morreram de desnutrição, verminoses e malária além de outras doenças.

As equipes médicas não tinham acesso aos índios, eram proibidas de se aproximarem pelos garimpeiros ilegais. Com a mudança no governo federal e a criação do Ministério dos Povos Indígenas, o Estado brasileiro voltou a se fazer presente na região.

Mais de 1.000 pessoas foram resgatas em situação de emergência em uma semana. A água contaminada por mercúrio, a falta de alimentos e cuidados médicos estava dizimando a população indígena o que define sem sombra de dúvidas um caso de genocídio.

Se havia discussão e dúvidas se o governo anterior poderia ser classificado como genocida pelas ações durante a pandemia de Covid-19, diante do que estava acontecendo com o povo Yanomami não há dúvidas ou discussões.

A força aérea brasileira junto com ações interministeriais do governo federal estão empenhados em estancar os casos de mortes e aos poucos reestabelecer condições dignas de sobrevivência aos índios.

BRASIL

A tragédia de Brumadinho em MG completou na quarta-feira, dia 25/01 quatro anos.

A justiça aceitou a denuncia e tornou rés duas empresas e dezesseis pessoas. A acusação do MPF é pelo crime de homicídio qualificado por 270 vezes, número de mortos na tragédia, crimes de poluição da fauna e da flora. Mas informou que ainda pode alterar acrescentando, diminuindo ou substituindo os denunciados e os crimes a eles atribuídos, isso porque a acusação precisou ser feita em caráter de urgência para que os crimes não prescrevessem.

As informações são do Jornal Nacional e do site Poder 360

Outra tragédia que marcou o país foi o incêndio na Boate Kiss. O incêndio matou 242 pessoas e deixou 600 feridos em 27/01/2013. Dez anos depois as famílias e vítimas continuam sem resposta por parte do estado brasileiro.

Em dez/2021 houve um julgamento que condenou os quatro réus, mas o julgamento foi suspenso pelo Tribunal de Justiça oito meses depois e até agora não tem nenhum dos acusados preso e as famílias e vítimas continuam lutando por justiça.

MUNDO

O presidente Lula viajou essa semana à Argentina, sua primeira viagem internacional, onde participou da 7ª Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latinos-Americanos e Caribenhos).

Lula enfatizou mais uma vez que o Brasil está de volta ao mundo. Destacou as diversas características que nos iguala aos países latino americanos, como a colonização, a escravidão etc. Um dos pedidos do presidente brasileiro foi que países amazônicos ajudem o Brasil na preservação da floresta.

Além do encontro da Cúpula, Lula também fez diversos encontros bilaterais com presidentes e representes de países como Cuba e Venezuela.

Segundo especialistas a liderança do Brasil na América Latina é muito importante. Esse é um posto nato do Brasil e que nos quatro anos do último governo nenhum outro país conseguiu ocupar essa liderança. Mas a Celac erra ao defender tanto a democracia e criticar a direita e não defender a democracia em vários países latinos como Cuba, Venezuela, Honduras dentre outros. Vários desses são ditaduras de esquerdas alinhadas a suas forças armadas também.

Depois da viagem à Argentina, Lula foi ao Uruguai onde se encontrou com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou.

Apesar de concordar que a China é um ótimo parceiro comercial, Lula defendeu que os acordos sejam fechados através do Mercosul e que fechar acordos com a União Europeia está em primeiro lugar.

Se o Uruguai mantiver os acordos com a China pode ser expulso do Mercosul e inviabilizar o bloco.

Nos Estados Unidos o drama dos ataques a tiros continuam. Foram 18 mortos em dois dias. Na segunda-feira um atirador abriu fogo em duas fazenda de cogumelos próximo a cidade de San Francisco. Um homem de 67 anos suspeito foi detido.

No sábado um homem invadiu uma festa de pessoas que comemoravam o ano novo chinês, também na Califórnia. Onze pessoas foram assassinadas e o atirador se matou.

Os ataques reacendeu mais uma vez a discussão sobre o fácil acesso que os americanos têm as armas. O problema é que toda vez que esses ataques acontecem o assunto vem à tona mas volta ao silêncio mesmo antes do enterro das vítimas e fica lá até que um novo ataque aconteça. Faltam boa vontade do partido republicano que toda vez impede mudanças nas leis, mas também do povo americano que em suma gosta de andar armado.

As informações são do Jornal Nacional.

Ainda nos Estados Unidos mais um homem negro foi morto pela polícia. Apesar da imprensa não ter citado racismo, uma vez que os cinco policiais são negros, há o racismo estrutural sim.

Tyre Nichols, foi parado pelos policiais no dia 07/01/2023 por direção perigosa. Segundo nota da polícia da cidade de Memphis houve uma discussão e Tyre Nichols fugiu a pé, ao ser capturado ele sofreu diversas agressões. Mesmo sendo socorrido, ele não resistiu aos ferimentos e morreu três dias depois.

As imagens das câmeras dos uniformes dos policiais registraram a ação. Os vídeos foram divulgados essa semana e causou revolta pelo uso excessivo da força. Manifestações contra esses atos ocorrem em várias cidades dos Estados Unidos.

As informações são do G1.

Nós brasileiros temos um problema muito grande com a corrupção. Vemos ela destruir a educação, a saúde e todo nosso desenvolvimento mesmo em momentos de crise como foi da pandemia de Covid-19.

Mas esse problema não é só no Brasil. Na Ucrânia diversos casos de corrupção levaram autoridades políticas e militares a serem demitidos e alguns para a cadeia. Dentre as autoridades estão membros de ministérios e governadores de cinco regiões.

Essa atitude do presidente Volodimir Zelenski é uma forma de responder as críticas internas e externas de que ele não tinha pulso forte para tirar os corruptos de seus governo. Zelenski tem sofrido críticas inclusive da Otan e ter o apoio da Aliança do Atlântico Norte é vital à Ucrânia nesse momento.

As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

Ainda sobre a guerra da Ucrânia, Estados Unidos e Alemanha chegaram a um acordo para enviar os mais modernos tanques de guerra para defesa da Ucrânia. Outros países que também possui os tanques alemães pretende mandar e esses tanques chegarão até o fim de março.

A Rússia respondeu com ataques a diversas cidades e à capital Kiev. O Klemlin acusa os países ocidentais de entrarem na guerra, o que pode aumenta a tensão em todo o mundo.

A guerra na Ucrânia completa um ano em fevereiro e muito ao contrário do que poderia ser o fim, estamos diante de uma pequena possibilidade da guerra sair do território ucraniano e tomar proporções inimagináveis.

Mas os russos não são cruéis só com os ucranianos, são perversos com seus cidadãos e estrangeiros, na maioria africanos, que estão presos por qualquer delito.

Um grupo denominado Grupo Wagner vem recrutando detentos que aceitem ir para a guerra em troca de liberdade e perdão da pena. O problema é que esses “voluntários” não recebem um treinamento adequado e são colocados na frente do combate, ou seja, são enviados à morte.

Em novembro foi divulgada uma investigação que em dois meses a população carcerária masculina na Rússia diminui em 23 mil enquanto na população carcerária feminina não houve diminuição. Isso deixa claro o serviço de “higienização” russo.

As informações são do G1.

No oriente médio um conflito entre israelenses e moradores da Faixa de Gaza matou dez pessoas na Cisjordânia. Ataques a tiros em uma sinagoga na periferia de Jerusalém foram considerados respostas aos israelenses.

As informações são do Jornal Folha de São Paulo.

FUTEBOL

O Palmeiras começou o ano com dois títulos. Na Copa São Paulo de Futebol Junior, a Copinha, o Palmeiras ganhou sua segunda temporada seguida. O placar foi de 2 X 1 contra o Atlético Mineiro.

Já na Supercopa, disputa única entre os campeões do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e da Copa do Brasil, Flamengo, deu Palmeiras. O placar foi de 4 X 3.

Na Espanha mais um ato de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Junior. Torcedores do Atlético de Madrid colocaram uma faixa em viaduto da cidade de Madrid com os dizeres “Madrid odeia o Real” e abaixo da faixa um boneco inflável com a camiseta do jogador.

As autoridades espanholas e também La Liga que organiza o campeonato espanhol estão investigando o caso e prometem punições.

ECONOMIA

Depois da disparada do dólar no final da semana passada, essa semana ele recuou e fechou a R$ 5,1089.

Já a gasolina teve dois aumentos em uma mesma semana. Na terça-feira o valor era R$ 4,84, mesmo antes do aumento nas refinarias. Na quinta-feira após o aumento de R$ 0,23 nas refinarias, o valor da gasolina chegou a R$ 5,04.

Mas se há pessoas que dizem que gasolina é privilégio para quem tem carro, como se carro em muitos casos também não fosse instrumento de trabalho como caso de taxistas, motoristas de aplicativos, autônomos, representantes comerciais etc., essa semana o ovo chamou a atenção após uma alta de quase 19%.

Uma escassez no produto nos Estados Unidos e Europa somados a alta do farelo de milho e ração para as galinhas, o valor do ovo disparou em todos os lugares.

O problema que para as famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, a carne bovina e o frango já deixaram de ser opção a muito tempo, se refugiavam usando o ovo que agora se torna o vilão da vez.

E vivendo nessa gangorra dos preços, mas sempre com esperança, trabalhemos para termos dias melhores, pra sempre.

Abraços, Sam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.